Coma maçã!

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Nós nunca fomos muito fãs de maçã, tanto que lá em casa só compramos a fruta para dar pros cachorros (eles AMAM!!!). Mas de tanto nossa mãe falar pra gente comer a fruta (falando em nossa mãe, pra ela a receita da vida é comer banana, maçã, tomar água e dormir cedo) e de eu (Janine) ter ouvido na faculdade sobre os benefícios da maçã na saúde bucal, resolvemos pesquisar (no google mesmo rs…) mais sobre o assunto e listamos abaixo os 14 principais benefícios da maçã que encontramos.

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14 benefícios da maçã:

  1. Ajuda a emagrecer: Além do baixo teor calórico (57 kcal em 100 g de maçã com casca) a água e as fibras presentes na fruta diminuem o apetite;
  2. Ajuda a melhorar o humor: Rica em fósforo ajuda na regulação do humor e na inibição do cansaço mental;
  3. Ajuda a diminuir as rugas e a flacidez:  A maçã tem vitamina A, E e C que são antioxidantes e vão ajudar a combater os radicais livres que são formados pelo envelhecimento, poluição e má alimentação. A vitamina C também ajuda na produção de colágeno que mantém a rigidez da pele;
  4. Evita a queda de cabelo: Por ela ter vitaminas B1, B2, B3, a fruta evita a queda de cabelo;
  5. Ajuda a limpar e clarear os dentes: A limpeza dos dentes acontece através do atrito do alimento com o dente. Durante a mastigação os alimentos, ricos em fibras e de consistência endurecida, fazem a autolimpeza da boca e dos dentes, já que removem resíduos e evitam a formação de placa bacteriana, a causadora de cáries e gengivite. Morder a maçã clareia os dentes ao remover a película que os faz parecerem mais escuros;
  6. Ajuda a combater o mau hálito: Morder e mastigar maçãs estimula as gengivas e aumenta a quantidade de saliva, diminuindo o número de bactérias na boca o que ajuda a combater os odores indesejados. O sumo das maçãs têm propriedades que podem matar até 80% dos germes bucais;
  7. Ajuda a evitar doenças como Alzheimer e Parkinson: A maçã também é rica em quercetina, um potente antioxidante, capaz de reduzir diversas doenças (principalmente as degenerativas) e ajudar a memória;
  8. Ajuda no controle/redução do colesterol ruim: A fibra da maçã influencia favoravelmente as taxas de colesterol no sangue e funciona como um agente natural contra substâncias tóxicas, incluindo a contaminação por metais tóxicos;
  9. Ajuda no controle da diabetes: Além do baixo índice glicêmico, a frutose (açúcar da fruta) é absorvida de forma mais lenta pelo organismo em relação à sacarose (açúcar de cana usado diariamente). Isso beneficia as pessoas diabéticas, pois elas podem comer uma maçã diariamente sem aumentar os níveis de glicose do sangue;
  10. Reduz o risco de doenças cardiovasculares: Por ser rica em pectina (umas fibra solúvel) ajuda na redução de doenças cardiovasculares. Estudos investigaram pacientes com risco de doenças cardiovasculares a partir do consumo de maçã e de sua pectina, e eles tiveram uma redução de 7,6% no colesterol plasmático;
  11. Reduz o risco câncer: A maçã possui componentes que ajudam na prevenção do câncer de cólon, de fígado, de próstata e de mama. Em testes realizados os extratos retirados da casca da maçã inibiram o crescimento de células cancerígenas em cerca de 43% e os da polpa 29%. Em células de câncer de fígado, a maçã se mostrou e ainda mais eficaz, reduzindo o crescimento dessas células com os extratos da casca em 57% e com os da polpa em 40%;
  12. Previne problemas respiratórios: Os antioxidantes presentes, principalmente a quercetina, melhoram a capacidade respiratória e protegem os pulmões. Tem efeito adstringente, auxiliando a garganta e as cordas vocais;
  13. Ajuda aliviar as dores de gastrite: As fibras formam um gel que protege a mucosa do estômago. A maçã possui agentes cicatrizantes que ajudam os que sofrem de problemas como azia, gastrite e úlceras, além de auxiliar no funcionamento intestinal. Quem tem problemas de má cicatrização, equimoses e sangramento das gengivas também pode melhorar este quadro comendo maçã;
  14. Reduz a prisão de ventre: As fibras solúveis desintoxicam as fermentações do aparelho digestivo. Em crianças seu consumo ajuda a combater a diarreia.

É, o jeito vai ser escutar a mami poderosa e incluir a maçã a nossa na nossa rotina alimentar!!!!

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Curiosidade:

MAÇÃ VERMELHA X MAÇÃ VERDE

Nutricionalmente as diferenças são bem pequenas, variando então no sabor. A maçã vermelha é mais doce e a verde mais ácida.

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